top of page

Tipo: Residencial

Cliente: Condomínio Comodoro

Categoria de projeto: Projeto de Acessibilidade em Bem Tombado

Período: 2017

Para promover acessibilidade, em acordo com a NBR 9050, a URBANACON idealizou, em 2017, o novo projeto de acesso ao Edifício Comodoro, localizando em Copacabana, Rio de Janeiro.

Com a intensificação da verticalização do bairro de Copacabana, a partir da década de 1920, o Edifício Comodoro, de 1933, traz em sua fachada principal ícones do estilo art déco em voga na época. O desenho dos portões, a composição da fachada, com a coluna de varandas em um destaque curvo central, e a as esquadrias remetem ao estilo amplamente difundido que ainda compõe parte da paisagem do bairro da zona sul carioca.

 

O projeto e a construção foram feitos pela Construtora Gusmão Dourado Baldassini Ltda, formada pelos engenheiros Mario Gusmão, Adolpho Dourado e pelo arquiteto Alejando Baldassini, reconhecida na época por trabalhos com uso do concreto armado, ainda uma novidade, e fiscalização do engenheiro Júlio de Noronha.

 

Em 1957, foi acordado entre os condôminos a conversão do apartamento térreo em área comercial, que culminou na alteração da fachada e na conformação que permanece até hoje.

 

O edifício foi tombado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2001, juntamente com outras construções art déco presentes no bairro do Flamengo e na região central.

 

Além das reformas na portaria e adequações das entradas, também foi feito o levantamento de danos no prédio, que consistiram na identificação de avarias estruturais, deterioração de revestimentos, destacamento de reboco, fissuras do telhado e da pintura, bem como irregularidades nas instalações de gás e hidráulica.

 

Para restauro e solução dos problemas foi feito relatório e planejamento detalhando testes de percussão para identificação de áreas comprometidas, recomposição das fachadas e do telhado, além de pequenos ajustes em fiações.

bottom of page