Tipo: Comercial
Cliente: Stuqui Engenharia / IBRAM -Instituto Brasileiro de Museus
Categoria de projeto: Gerenciamento e Fiscalização de obras para modernização de instalações do Museu.
Período: 2020
Localizado no centro histórico de São João Del Rey, Minas Gerais, o Museu Regional de São João Del Rey foi novamente restaurado em 2020. Contratada pela Stuqui engenharia, a URBANACON foi responsável por assessorar os serviços feitos pela construtora no processo de restauração da edificação.
Construído em 1859 pelo comendador João Antônio da Silva Mourão, no Largo do Tamandaré, o casarão de três andares em estilo colonial abrigou no térreo o armazém, gerenciado pelo proprietário, deixando restritos ao uso familiar os outros dois pavimentos.
A edificação continuou na família até ser tombada, em 1938, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN. Porém, esse fato não impediu o início de sua demolição, por não ter sido delimitado totalmente o local de preservação dentro do terreno. Os proprietários, unidos com a prefeitura e a imprensa local, eram a favor da derrubada do casarão para a construção de um edifício de 12 andares e um terminal rodoviário em uma praça próxima. Para isso, utilizaram-se de várias estratégias, chegando a implantar um lar para leprosos no local. Após deixarem o casarão vazio, demoliram seu interior aos poucos, reduzindo-o à fachada.
Em contraponto, a União Udenista de Minas enviou à Assembleia Constituinte Nacional um requerimento para que o Ministério da Educação fundasse um museu no local. A situação foi levada ao Supremo Tribunal Federal, e terminou com o técnico do órgão, Afonso Arinos, concluindo que as atitudes por parte dos proprietários, prefeitura e imprensa eram contra a lei e somente visavam interesses capitalistas, sem se atentarem para a necessidade da preservação da memória nacional. A expropriação de fato deu-se por determinação presidencial de Eurico Gaspar Dutra, em 1947. Assim, o IPHAN reconstruiu e restaurou o casarão até 1954.
Em 1963, após longa pesquisa e formação do acervo, o Museu Regional de São João Del Rey foi inaugurado. Hoje possui espaço para exposições temporárias, tem exposição permanente e seções de cinema e eventos relacionados à cultura.
A restauração realizada em 2019 considerou o histórico do casarão e se responsabilizou por adequar principalmente as instalações elétricas do Museu. Foi feita a instalação de novos eletrodutos para adequação de fiação, remoção da fiação defeituosa, instalação do sistema de segurança e a recomposição da alvenaria, bem como sua pintura.
Fotos: acervo do IPHAN
Fontes: arquivo IPHAN
https://museuregionaldesaojoaodelrei.museus.gov.br/historia/